LEGISLAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E ACIDENTES DE TRÂNSITO.
Preocupado em transformar a realidade do trânsito no Brasil, a sociedade brasileira criou o novo Código de Trânsito Brasileiro e, através dos órgãos de normatização, o governo tem editado resoluções para regulamentar o trânsito e deixá-lo mais seguro. Entretanto, o brasileiro enfrenta muitos problemas no trânsito e, pela quantidade de mortes nas estradas, este problema passou ser considerado como uma epidemia.
No ranking internacional, nosso país está em terceiro lugar em número de mortes no trânsito – com uma média de 22,5 mortos por cem mil habitantes, em 1997 (DATASUS e OECD) – ficando atrás de Portugal e Coréia.
Os pedestres formam o maior número de vítimas fatais de acidentes de trânsito: as mortes por atropelamento correspondem a mais de 50% do total dos óbitos – em algumas cidades, este percentual chega a 70%. E na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade, este número salta para 85%. Portanto, as crianças são as mais atingidas.
As principais razões apontadas para a insegurança no trânsito das cidades e estradas é o comportamento violento e abusivo dos motoristas. Para coibir estes comportamentos, os governantes têm punido os motoristas infratores com multas e perda de pontos na carteira, mas isto não tem sido suficiente, pois as taxas de mortos e feridos no trânsito reduziram no início da implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro, mas agora têm aumentado.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO:
1)Quais os principais problemas de segurança no trânsito que o brasileiro enfrenta hoje?
2)Quais as principais razões que levam os motoristas a procedimentos violentos e abusivos, trazendo insegurança ao trânsito nas cidades e estradas?
3)O que funciona mais: punições, como multas e perda de pontos na carteira, ou educação, envolvendo treinamento, campanhas e atendimento psicológico?
4)Por que as crianças são as mais atingidas pelos acidentes de trânsito? Quais as medidas específicas que podem ser tomadas para inibir isso?
5)Há quatorze anos está em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aprovado em 1997 pelo Congresso Nacional. O que mudou desde que o CTB entrou em vigor? Quais são suas principais diferenças com relação à legislação anterior? Pelas estatísticas, quantas vidas foram poupadas e quantos acidentes deixaram de acontecer, desde que o CTB entrou em vigor?
FONTE:
www.educacao.detran.pr.gov.br
www.transitocomvida.ufrj.br
www.denatran.gov.br
terça-feira, 14 de junho de 2011
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1 questão. Falta de sinalização, construção de estradas esburacadas, muitos acidentes, os motorista não respeitam a faixa de pedestre e muitas vezes não respeitam o sinal vermelho.
ResponderExcluir2 questão- muitas vezes isso se causa por uma falta de paciência a esperar um sinal abrir por um insulto de um motorista a outro e também motorista que ficam atrapalhando a ultrapassagem de outo.
3 questão- talvez os dois pois as multas e pontos tirados na carteira mostra que eles devem respeitar a lei e os ensinamentos e debates sobre trânsito educam os motoristas a fazerem o certo.
ResponderExcluir4 questão-talvez por serem mais inocentes e também os pais não ligam muito as crianças as medidas seriam mostrar a crianças que o transito não e brincadeira.
5 questão- talvez reduziu um pouco acidentes e assim os motoristas também estão com um pouco mais de cuiddos
1.Um dos maiores problemas de quem enfrenta o trânsito nos centros urbanos brasileiros é o estresse. Os engarrafamentos, as imprudências e o mau comportamento de quem trafega pelas ruas das cidades podem tirar a concentração dos condutores de caminhões, automóveis, motos e bicicletas, e também de pedestres, causando acidentes que poderiam ser evitados.
ResponderExcluir2.o estresse,problemas pessoais,alcoolismo.
1ª-A quantidade de mortes na estrada, este problema é uma epidemia.Nosso pais é o terceiro no ranking internacional em número de mortes no trânsito com uma média de 22,5 mortos por cem habitantes.
ResponderExcluir2ª-As principais razões apontadas para a insegurança no trânsito das cidades e estradas é o comportamento violento e abusivo dos motoristas.
3ª-educação, envolvendo treinamento, campanhas e atendimento psicológico.
4ª-
1)Preocupado em transformar a realidade do trânsito no Brasil, a sociedade brasileira criou o novo Código de Trânsito Brasileiro e, através dos órgãos de normatização, o governo tem editado resoluções para regulamentar o trânsito e deixá-lo mais seguro. Entretanto, o brasileiro enfrenta muitos problemas no trânsito e, pela quantidade de mortes nas estradas, este problema passou ser considerado como uma epidemia.2)As principais razões apontadas para a insegurança no trânsito das cidades e estradas é o comportamento violento e abusivo dos motoristas. Para coibir estes comportamentos, os governantes tem punido os motoristas infratores com multas e perda de pontos na carteira, mas isto não tem sido suficiente, pois as taxas de mortos e feridos no trânsito reduziram no início da implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro, mas agora têm aumentado. 3)No ranking internacional, nosso país está em terceiro lugar em número de mortes no trânsito – com uma média de 22,5 mortos por cem mil habitantes, em 1997 (DATASUS e OECD) – ficando atrás de Portugal e Coréia.4)Os pedestres formam o maior número de vítimas fatais de acidentes de trânsito: as mortes por atropelamento correspondem a mais de 50% do total dos óbitos – em algumas cidades, este percentual chega a 70%. E na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade, este número salta para 85%. Portanto, as crianças são as mais atingidas.5)Preocupado em transformar a realidade do trânsito no Brasil, a sociedade brasileira criou o novo Código de Trânsito Brasileiro e, através dos órgãos de normatização, o governo tem editado resoluções para regulamentar o trânsito e deixá-lo mais seguro. Entretanto, o brasileiro enfrenta muitos problemas no trânsito e, pela quantidade de mortes nas estradas, este problema passou ser considerado como uma epidemia.
ResponderExcluirNo ranking internacional, nosso país está em terceiro lugar em número de mortes no trânsito – com uma média de 22,5 mortos por cem mil habitantes, em 1997 (DATASUS e OECD) – ficando atrás de Portugal e Coréia.
Os pedestres formam o maior número de vítimas fatais de acidentes de trânsito: as mortes por atropelamento correspondem a mais de 50% do total dos óbitos – em algumas cidades, este percentual chega a 70%. E na faixa etária entre 5 e 12 anos de idade, este número salta para 85%. Portanto, as crianças são as mais atingidas.
As principais razões apontadas para a insegurança no trânsito das cidades e estradas é o comportamento violento e abusivo dos motoristas. Para coibir estes comportamentos, os governantes tem punido os motoristas infratores com multas e perda de pontos na carteira, mas isto não tem sido suficiente, pois as taxas de mortos e feridos no trânsito reduziram no início da implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro, mas agora têm aumentado.
segura cabrita.
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